Tooth-Abscess-3

Abscesso dentário

O que é abscesso dentário?

É um processo supurativo (pus) causado por bactérias, formando uma bolsa com acúmulo de pus em volta das raízes dos dentes, osso ou na gengiva que circunda o dente acometido.

Existem dois tipos de abscesso: Agudo e crônico

As causas podem ser as mesmas.

Abscesso agudo: A agressão é mais violenta, de forma aguda quando o paciente apresenta inchaço na boca de inicio abrupto, causando muita dor.

 

 

 

 

Abscesso Crônico: Quando a infecção é gradativa apresentando assim poucos sintomas a reação do organismo é mais lenta. Normalmente causado por uma cárie. Ele pode desenvolver-se durante meses ou até anos. Por este motivos as vezes só é diagnosticado quando fazemos um exame de RX neste dente por outra razão qualquer.

 

O que pode causar abscesso?

O abscesso pode ser causador por alguns fatores como:

[list type=”tick”][li]Cárie- O abscesso pode ser resultado de uma cárie extensa que atinge o “nervo” do dente, que é a causa mais comum de abscesso[/li] [li]Trauma dentário-dente partido, quebrado[/li] [li]De uma inflamação no osso ou nos canais do dente[/li] [li]Problemas periodontais ( doenças da gengiva)[/li] [li] Por agentes físicos, químicos e microbianos[/li] [/list]

Sintomas

[list type=”tick”][li]Dor nos dentes de forma pulsátil e persistente[/li] [li]Febre[/li] [li]Dor ao mastigar[/li] [li]Sensibilidade do dente ao frio e quente[/li] [li]Gosto amargo na boca.[/li] [li]Inchaço nos gânglios do pescoço (íngua).[/li] [li]Desconforto geral, mal estar físico e psicológico.[/li] [li]Vermelhidão e inchaço das gengivas]Dor de cabeça[/li] [li]Dor no ouvido.[/li] [/list]

Riscos e complicações

 

Um abscesso deve ser tratado de modo a evitar que se estenda para a face e/ou pescoço originando um fleimão. Esta situação obriga por vezes a drenagem externa, ( incisão na face ou gengiva)para o pus sair, e poderá levar ao internamento hospitalar nas situações mais graves.

Em situações raras, também originam manifestações sistêmicas , ou seja, manifestações para além da boca, que podem ser foro cardíaco e chegar até uma septecemia, que é uma disseminação daqueles micróbios através do sistema linfático e arterial. Em situações mais grave pode levar a morte do paciente.

 

Tratamento

Procure um dentista imediatamente!

Durante a consulta será identificado a causa do abscesso e a possibilidade de drenagem. O dentista deverá fazer a prescrição de analgésico, anti-inflamatório e antibiótico de acordo com a necessidade.

Se a causa for pela invasão da cárie na polpa, sem outras complicações, o dentista irá realizar o tratamento de canal.

Se a infecção for de origem periodontal (bactérias que penetram entre o dente e a gengiva), será realizado o tratamento periodontal através da raspagem e alisamento das raízes dentárias acometidas.

 

Tratamento emergencial até a ida ao consultório:

 

  • Deve-se administrar analgésico do tipo paracetamol.
  • Fazer bochechos com água morna e um pouco de sal de cozinha.
  • Compressa fria no rosto.
  • Procurar atendimento odontológico imediatamente!

Comments ( 43 )

  • Carolina leal

    Bom dia!
    Meu filho de 5 anos,teve carie no dente de leite molar, e por não deixar fazer o tratamento formou um abcesso durante o tratamento de canal. Hoje,7 meses depois do tratamento concluido, uma lateral do dente aparenta que está quebrada e o abcesso continua surgindo e sumindo 2 dias depois. O que devo fazer?

    obrigada

    • Dra Deise Bastos

      Olá Carolina, a melhor coisa a se fazer é consultar uma odontopediatra para lhe solicitar um pedido de radiografia para tentar entender o motivo desse abcesso, que pode ser do canal, da fratura do dente, ou periodontal. O importante é não deixar de tratar, pois no abcesso se acumula bactérias!!! Um bjuu

  • Gi franci

    Ola Dr.Deize fiz a extraçao do cizo ja a alguns anos e depois disso sempre surje um abcesso neste lugar ,os tratamentos q fiz nao adiantaram e agora estao aparecendo em outros lugares da gengiva o q faço????

    • Dra Deise Bastos

      Olá Gi, você já fez a radiografia panorâmica para rastrear o problema???
      O abscesso pode ter origem periodontal, procure seu dentista e faça os exames clínicos e radiográficos. Caso o problema seja periodontal, procure um periodontista.
      Não deixe de procurar seu dentista!!! Boa sorte!!!

  • Gilia maria

    Ola,bom dia!
    Estao aparecendo varios abcessos na minha gengiva nao
    sei mais o q fazer.O pior é q tenho insulficiencia cardiaca
    O q devo fazer ? O risco dessa imfecçao se expandir é maior???

    • Dra Deise Bastos

      Olá Gilia, você já procurou um dentista??? É muito importante que você faça o acompanhamento odontológico, pessoas cardiopatas tendem a ter problemas periodontais. Essa infecção se não tratada pode levar a uma endocardite bacteriana.
      Boa sorte com seu tratamento e se cuida. Um beijo!

  • Francisca

    Ola Dra, meufilho de 6 anos teve uma carie , foi obturada e formou um abcesso e nao melhora, esta indo no dentista todo mes pra trocar o ctvo do dente, faz uns seis meses, mas o abcesso vai e volta. Sera que devo trocar de dentista, gostarua que sarasse logo. E dente molar e de leite entao nao querem tirar, por mim ja tinha turado e eliminado o problema. Por favor, me de uma luz do que fazer.

    • Dra Deise Bastos

      Olá Francisca, o dentista está tentando manter o dentinho do seu filho por conta da manutenção do espaço, pois o molar de leite vai ser substituído pelo pré-molar que normalmente nasce por volta de 11 a 12 anos. Mas se você não esta sentindo confiança no profissional, aconselho que procure um odontopediatra (dentista especializado em atender crianças) para avaliar a situação. Boa sorte!

  • Elaine Cristina Gomes da Silva Barboza

    Oi minha filha tem 8 anos a uns 5 meses fez todo o tratamento dentário fez canal e até paguei para aplicar uma camada no dente para não estravar logo ontem apareceu um abscesso e hoje já voltei no dentista que olhou e disse que esse dente foi feito canal e que isso é por causa do outro dente que já esta nascendo orientou para eu lavar com agua morna e só, ele é de confiança mas mesmo assim estou com duvidas gostaria que ele tivesse tirado um raio x mas ele disse que não precisava porque ela devia ter machucado com a escova ou com algum alimento, ela não sente dor e não sentiu quando ele mexeu o que faço?

    • Dra Deise Bastos

      Olá Elaine, se o dentista é de confiança fique tranquila, pois um sintoma positivo é que não está doendo, então aguarde! Bjus

  • Michelle barbosa de moraes

    Oi, estou com um abcesso agudo, a semanas e a drenagem esta saindo dentro da boca, queria saber se engolir esse pus tem algum problema?

  • Carla Pires

    Olá, Dra.
    Estou com muita dor no dente e nagengiva, esta dor irradia para o ouvido e a garganta. Já fui na dentista 5 vezes, fiz tudo o que ela pediu inclusive raio x.Ela disse que o exame deu normal, que não tenho nenhuma cárie. Então, o que pode ser? Abraço.

    • Dra Deise Bastos

      Olá Carla, se a dentista fez a avaliação clínica e radiológica e não detectou nenhum problema, talvez seja interessante você consultar um otorrinolaringologista, pode ser se algo relacionado a essa área!
      Um beijo e boa sorte!

  • Matheus Silva

    Bom dia Doutora Deise ,achei muito interessante a matéria sobre abscesso
    Gostaria muito que vc tirasse uma duvida minha,bom,estou sofrendo muito,a uns dias meu dente começou a doer e meu rosto começou a inchar,então tomei analgésicos achando q resolver amas não resolveu,então comecei a tomar anti-flamatórios ,,, que também não resolveram,e a cada dia a dor aumentava eo inchaço também,chegando ao ponto de hj ,não se aliviar nem com gelo .. Hj é domingo e não sei oq fazer,tem um centro odontológico aqui perto de casa,mas está fechado,e estou com muita dor amanha irei ligar para lá logo cedo para tentar marcar apa amanha mesmo
    A minha duvida é,será q eu indo lá ,irão fazer a drenagem na hora??? terei q ir em um posto ou hospital ? ou terei q fazer algum tipo de exame e voltar lá depois ?? eu estou a ponto de enlouquecer,a dor é muito forte ,queria chegar lá e aliviar isso,já fazendo a drenagem ou qualquer outro procedimento ,aguardo sua resposta obrigado desde já

    • Dra Deise Bastos

      Olá matheus, desculpe a demora para te responder, conseguiu resolver seu problema??? Abscesso normalmente está relacionado a dente para tratar o canal ou a extração!
      Boa sorte e um abraço!!

  • Tenho uma raiz ainda por tirar so que agora começou a aparecer um inchaço com dor que vai desde o mesmo e apanha na zona da amigdala e a fonte da cabeça tudo apenas no lado do dente … tomei um antibiotico que tinha aqui …mas parece nao desaparecer a dor nem um inchaço devo procurar um dentista ? Sera grave

    • Dra Deise Bastos

      Olá Anonimo, procure um dentista imediatamente! Ele provavelmente vai te encaminhar para fazer radiografias e confirmar se o seu problema é odontológico!! Não tome medicamento por conta própria, pois a medicação pode mascarar o problema!

  • Karolina

    Oi , estou com um abcesso porém estou sem tempo para ir ao dentista , meu rosto esta inchado estou tomando remédio mas esta demorando para desinchar , o que eu fasso para desinchar mais rápido ? Poe favor responda

  • Rita de Cássia Amadeu

    Ola Dra, tenho um problema no segundo molar inferior e gostaria de saber sua opiniao. Ha uns 5 anos troquei a amalgama por resina, e desde entao, o dente se tornou sensibilissimo. Apos isso, usei aparelho por um ano, ja retirei. Ha 9 meses tive dores terriveis no rosto, do lado desse dente. Fui em 3 clinicas diferentes, foi realizada radiografia e nao detectado o canal. O neurologista, em exame clinico, disse que deveria ser neuralgia do trigemio, e de fato, o tratamento com carbamazepina surtiu efeito. Porem agora, apos 9 meses, um abcesso se formou ao lado desse dente, na altura da raiz. Uma bolinha vermelha com uma pontinha amarelada e dolorida. Como esse dente sempre foi super dolorido e todos os dentistas diziam que nao havia nada…inclusive as radiografias 9 meses atras, tenho a esperanca de que vc me aponte outras coisas…alem de canal…por favor, poderia me dizer alguma hipotese? (por algumas semanas nao terei como ir ao dentista).
    Desde ja agradeco

    • Dra Deise Bastos

      Olá Rita, o interessante é que se faça uma nova radiografia, pois a lesão de canal poderia estar começando e não apareceu na radiografia! Procure de preferencia um especialista em canal (Endodontista), pois ele poderá fazer teste de sensibilidade e poderá avaliar melhor o seu caso.
      Um abraço e boa sorte!

  • Deusimiro

    OLA DOUTORA, ESTOU MUITO ANGUSTIADO, FIZ CIRURGIA BUCO MAXILO DEVIDO ACIDENTE DE MOTO, FRATURA NO MENTO,….FAZEM 4 MESES E INFECCIONOU, TENHO MEDO DE ESTAR COM ENDOCARDITE BACTERIANA, POIS SINTO FALTA DE AR E DOR NO PEITO… VC PODERIA ME AJUDAR, NÃO SINTO FEBRE, MEU PCR TÁ NORMAL, HEMOGRAMA NORMAL, E ECG NORMAL…

    TENHO MEDO QUE VIRE UMA SEPSE…

    • Dra Deise Bastos

      Olá Deusimiro, você precisa procurar um médico, só o médico pode diagnosticar endocardite, que normalmente acomete quem já tem problemas cardíacos!!! Quanto a infecção bucal, procure o Buco maxilo que já te atendeu, pois ele conhece o seu caso!!! Boa sorte!

  • Lucas

    Olá doutora fui ao dentista e eles fizeram a drenagem do pus no dente canino onde eles fizeram um furo agora gostaria de saber se posso jogar bola com dente furado

  • Lucas

    Olá Dr. Eu fiz uma canal a uns 2 anos e depois de 1 ano nasceu um obscesso em cima do meu dente ta frente, mas ele não doia, esses dia pra cá eu comecei a sentir uma dor de dente e minha boca e minha bochecha ficou enchada, eu fui no médico levei uma enxeçao e o médico passo um remédio para eu tomar, minha boca desinchor um pouco e minha bochecha desichor, ontem eu na hora q eu fui dormir senti uma dor de dente, quando eu acordei minha boca tava inchada e meu nariz não podia nem toca, oq eu faço não aguento mas isso tenho medo de perde meu dente eu tenho chance de perde meu dente ?

    • Dra Deise Bastos

      Olá Lucas, você deve procurar um dentista imediatamente para ele fazer a avaliação clínica e radiográfica para diagnosticar seu problema, boa sorte!

  • Miroca

    Olá Dra. No mês de Abril de 2015 sentir fortes dores de dente e estava com 9 semanas de gestação. Fui ao dentista e a mesma fez uma obturação, porém com algumas semanas perdi o bebê. Em Julho a dor voltou e verifiquei que estava com um abscesso, minha dentista me receitou antibiótico devido a inflamação, porém como já tinha sofrido muito optei por extrair o dente, será que o abscesso vai voltar? preciso tomar algum medicamente? Outra dúvida ele pode ter provocado o aborto? já que eu não sabia que estava com um abscesso? Bjs

  • Boa noite Doutora.

    Há menos de dois meses, eu fiz uma cirurgia ortodôntica para cortar a gengiva, abrindo espaço para o siso nascer. A gengiva desinchou e tudo voltou ao normal. Porém de uns dias para cá, voltei a ter abcesso na mesma região do siso. Mesmo o dente não empurrando mais a gengiva para cima. O que fazer? Obrigado.

  • Thiago

    Ola DR. Meu abscesso vai e volta. `Faço tratamento com antibiotico ,mas ainda nao comecei a tratar o dente.É normal ?

    • Dra Deise Bastos

      Olá Thiago, o problema da infecção só vai ser resolvido quando fizer o canal ou extração do dente problemático!

  • Gell Portto

    Dra, tô fazendo um canal a quase um ano.O dente infeccionou e tá difícil de combater a mesma.Apareceu um abcesso e a raiz está nos seios da face, tenho sinusite e o abcesso estourou nos seios da face a 2 dias.Que problema pode ser causado com iss? Meu dentista indicou cirurgia.

  • Dra, Deise, boa noite! Procurei ontem um Pronto socorro dentário, foi diagnosticado abscesso, o dentista receitou anti-inflamatório e antibiótico, melhorou muito, não tenho mais dores, porem, agora meu rosto esta inchado bem na região do abscesso. Esse inchaço me parece pus que não foi expelido! Isso pode acontecer? tem que fazer drenagem? Existe algum bochecho que possa resolver?Obrigado

  • Jess

    Dra, tem um abcesso no lado do meu dente tá vermelho e doi muito, se eu for no dentista ele faz uma drenagem para que eu não sinta mais dor ?

    • Dra Deise Bastos

      Olá Jess, o dentista vai avaliar se é preciso drenar, ou se é preciso entrar com medicação sistêmica ou fazer um canal ou até mesmo uma extração. Cada caso é um caso! Boa sorte e procure imediatamente um dentista!

  • Jess

    Quero saber se assim que ele ver que é pra fazer uma drenagem,faz na hora ou depende muito do estado do dente ?

  • Jess

    Quero saber se assim que ele ver que é pra fazer uma drenagem,faz na hora ou depende muito do estado do dente ? Estou muito angustiada

  • Aldrilaine carla

    Olá! Meu filho tem 4 anos e está com abcesso na gengiva devido ao dente furado q ele estava. A dentista disse q vai ter q remover esse dente pq está mole. E tbm passou antibiótico , não tem outra forma de tratar ao invés de tirar o dente?

  • Fabiane

    Ola ,meu filho tem 7 anos e está com cárie no dente e bochecha inchada, diz que tem coceira no queixo,qual sua opinião? Sobre a coceira,o resto creio que seja um abcesso…

    • Dra Deise Bastos

      Olá Fabiane, aparentemente pelo que você me relatou parece ser um abscesso sim, procure um especialista (odontopediatria) para resolver a situação do seu filho, pois se for o último dente da arcada já pode ser permanente!

  • Olá, tenho 24 anos, e do nada meu dente começou a se quebrar por motivo de uma cárie, deixei passar o tempo e agora perdi todo o meu dente, após um mês surgiu um abscesso ( bolha na gengiva), será que ainda posso recuperar esse dente?

    • Dra Deise Bastos

      Olá Victor, só com a avaliação clínica do dentista para saber se ainda tem jeito, procure um dentista o mais rápido possível! Boa sorte!

  • Minha filha tem 7 anos seus dentes permanetes estão nascendo tortos
    Os da frente estão nascendo tortos pra dentro Me ajuda

  • Minha filha precisa de ajuda, to tentando fazer o tratamento dentário dela desde os três anos de idade pois hj ela ja tem 5 anos, aos 3 anos a dentista falou que precisava de canal, só que nehuma clinica conseguiu fazer raio x nela. Na época a dentista abriu o dente dela para não incchar mais, desde então ela não teve mais problemas nos dentes, como dor ou inchaço, só que hj depois de 2 anos fui tentar levar ela para fazer outra radiografia pois não existe mais dente ele foi desgastando e agora só tem pedacinhos, novamente não conseguimos fazer a radiografia, ela faz vomito, vomita, grita e chora e a radiografia nao sai legal. O que mais eu poderia fazer, estou perdida já. Tem alguma forma de tratar sem a radiografia?

    • Dra Deise Bastos

      Olá Luiza, neste caso seria muito importante fazer a radiografia para acompanhamento! Levou sua filha num centro radiológico? Pois lá eles tem radiografia menores para boca infantil! Boa sorte!

Post a Comment



*