» Manchas nos dentes

Blog

Manchas nos dentes

O que provoca manchas nos dentes?

Manchas escuras

Alimentos com corantes: chá, café e refrigerante à base de cola estão entre os campeões. Outras causas possíveis são os sucos de frutas (principalmente de uva), vinho tinto, molho de soja e curry.

Tabaco: libera a nicotina que provoca amarelamento e manchas nos dentes.

Envelhecimento do esmalte: o esmalte, camada externa e dura dos dentes, pode sofrer desgaste com o tempo, ficando mais fino. Isso faz com que a dentina, camada interna do dente e mais amarelada, fique a mostra.

Tetraciclina: o uso de antibióticos pela gestante, principalmente a tetraciclina, em grande quantidade ou longo período de tempo, acarretará em manchas nos primeiros dentes da criança. Se esse antibiótico for administrado na criança logo após o nascimento, poderá resultar em manchas nos dentes permanentes.

Tratamento de canal: O tratamento de canal não escurece o dente, o que acontece é a perda do brilho, o que dá um aspecto mais amarelado. O escurecimento só acontece quando o dente sofre uma hemorragia ou mortificação pulpar antes do tratamento, ou, então, por técnica deficiente durante a obturação do canal.

Manchas brancas

 

A mancha branca no dente pode ser causada por cárie ativa ou inativa, fluorose ou um defeito do esmalte chamado hipoplasia do esmalte.

Cárie ativa ou inativa: No caso de descalcificação ela ocorre por cárie, e sua principal característica é o local sendo normalmente lugares onde ocorre acúmulo de placa como a parte cervical (próximo a gengiva) e a interproximal (vizinho ao dente adjacente, onde passamos o fio dental). A mancha branca de cárie apresenta-se como uma opacidade localizada no esmalte, após eventos físico-químicos ocorridos entre o esmalte e os ácidos produzidos pelas bactérias. A utilização de aparelhos removíveis ou fixos, com bandas, bráquetes,fios, elásticos e outros dispositivos proporcionam e a formação de biofilme (placa), aliados a maior dificuldade dos pacientes efetuarem sua remoção.

A descalcificação é subdividida em 2 tipos: a mancha branca ativa e inativa. A mancha branca ativa é de cor opaca e é rugosa; a mancha branca inativa é der cor brilhante e lisa.

Fluorose: É uma alteração que ocorre durante a formação dos dentes devido ao excesso de ingestão de flúor. A fluorose causa alteração da cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir pequenas manchas e linhas brancas.

Hipoplasia do esmalte: É a formação incompleta do esmalte. A causa pode ser hereditária ou fatores ambientas como deficiências de vitaminas A, C e D, sarampo, varicela, sífilis, hipocalcemia e infecção.
Quando o fator é hereditário, a hipoplasia do esmalte ocorre tanto na dentição decídua (dente de leite) e na dentição permanente. Quando o fator é ambiental pode ocorrer em uma das dentições.

Tipos de Tratamento das manchas:

Profilaxia: a limpeza profissional remove a placa, o tártaro e algumas manchas dos dentes. Deve se feita pelo dentista periodicamente de 4 a 6 meses.

Microabrasão: O dentista realiza um desgaste superficial do esmalte com uma pasta abrasiva.

Clareamento dental: é um tratamento utilizado para tornar os dentes mais brancos, o dentista deverá avaliar qual técnica a ser indicada.(convencional, laser as duas…)

Resina composta ou laminados de porcelana: Recobrimento estético com resinas sobre a face externa dos dentes, podendo ser realizado em uma única sessão. As facetas de porcelana são laminas finas e delicadas, deixando o dente na cor e no formato que o paciente deseja.

Dicas:

  • Não deixe de investir na escova e no fio dental para garantir a limpeza completa. Lembre-se: depois de ingerir algo ácido ou e rico em pigmentos (como uma taça de vinho tinto), o melhor a fazer é esperar cerca de uma hora após a ingestão para realizar a escovação. Dessa forma evita-se um maior desgaste do esmalte que protege os dentes, já que alimentos ou bebidas ácidas atacam o esmalte.
  • Use um canudo ao beber chá gelado, refrigerante ou suco de frutas. Isso reduz a exposição dos seus dentes à bebidas que mancham.
  • Bochechos com água logo após a ingestão de certos alimentos e bebidas que tenham corantes naturais ou artificiais ajuda a eliminar o excesso de substâncias capazes de manchar os dentes.

 

 

Fontes: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/12721-manchas-nos-dentes-podem-ser-tratadas-e-ate-evitadas
http://ciabrasilatlanta.com/index.php?option=com_content&view=article&id=737:saude-manchas-brancas-nos-dentes&catid=9:saude-e-beleza&Itemid=27

 

 

 

 

Top

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios são marcados * .




*

Top

Dúvidas? Fale conosco: 2667 - 1020

Será um prazer enorme poder atendê-lo(a)!